domingo, 29 de maio de 2011

Retirada do Desporto como Punição

Muitas vezes alguns alunos param de treinar e logo dizem: -"Não estou Treinando porque minha mãe não deixa, pois tirei nota baixa." Muitos pais punem seus filhos tirando os mesmos do que gostam, principalmente o esporte. O que me deixa preocupado é o fato de Professores e Coordenadores falarem com os Pais para os mesmos tomarem tal atitude. Não entendo como esses "Educadores" são capazes de tomar tal atitude. Para eles o que importa é apenas se as notas estão boas ou não? E o caráter do ser? No desporto o aluno aprende que tem Regras que devem ser respeitadas. Será que esses "Educadores"  e Pais não notam o quão importante é para os filhos o Desporto? Um Cidadão não se faz apenas com notas e sim com Caráter. Não quero aqui dizer e definir que Estudar não seja importante, pois em um tópico anterior falei da Importância do estudo para o atleta, mas quero sim, em minha opinião, discordar de tal Punição. Creio que o desporto e o estudo devem caminhar juntos, mas defendo que o Esporte tende a ensinar muitos Valores que alguns professores não consideram Importantes. O Esporte é capaz de formar um cidadão dando-lhe Disciplina, Respeito a si próprio e ao seu próximo, Perder e levantar após uma derrota, aprender com seus próprios erros, ser capaz de tomar decisões e atitudes para seu bem e de outros, etc. Diante de tais colocações, não será o Esporte uma grande Ferramenta na formação do Caráter de crianças e adolescentes? Será que os valores, definidos para tal punição, são realmente condizentes para o crescimento pessoal desses seres?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Método Parcial x Método Global

Até bem pouco tempo atrás utilizava muito o Método Parcial em meus treinamentos, método este utilizado principalmente em categorias de base para aprimorar os fundamentos técnicos. Até aí não vejo problema algum, mas creio que alguns Treinadores deveriam mesclar e adotar também o Metodo Global. O que me chama atenção é que, mesmo em treinamento de Alto Rendimento (adulto), alguns treinadores ainda são adeptos e aplicam somente o Método Parcial em seus Treinamentos. Por complexidade, o que será desenvolvido nestes atletas? Será que no Método Parcial conseguirei formar e ter um atleta capaz de pensar? O Método Global me oferece todas essas possibilidades (claro que pra melhoria técnica pode levar algum tempo mais). Quando falo de Método Global de Treinamento, não quero falar de COLETIVO, e sim de jogos que sejam capazes de criar obstáculos existentes no jogo propriamente dito, e que façam meus Atletas adotarem uma postura de Tomar Decisões em determinados momentos, condizentes com cada Estímulo. Diante dessas premícias, será que devo desenvolver um Atleta Tecnicamente perfeito ou Desenvolver um Atleta capaz de fazer uma Leitura do Jogo e ter Decisões para solucionar os problemas?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jovens Atletas: Jogador x Estudante

Hoje em dia nos deparamos cada vez mais com esta frase, que é dita por muitos jovens: "-Quero ser jogador, não preciso estudar!" O que mais me chama a atenção nesta colocação é que, muitos professores, familiares e até alguns pais são apoiadores desta afirmação; "-Pra ser jogador não precisa Estudar". Considero que a afirmação e colocação por ambas as partes estejam erradas, visto que mesmo no Futebol acontece uma evolução tática em seu deselvolvimento, necessitando assim de um aporte cognitivo do atleta para que aconteça uma assimilação destes padrões táticos. Se dentro do Futebol, hoje em dia cada vez mais necessita-se de jogadores pensantes, quem diria no Futsal. Com o avanço global dos padrões e sistemas de jogos, o Futebol de Salão necessita de jogadores que tenham e sejam capazes de tomarem decisões dentro das partidas, cada vez mais, precisando assim de uma cognição elevada de seus atletas. Outro fator determinante para que os Atletas Jovens, e não somente estes, mas todos os atletas tenham uma formação escolar e universitária, é que os valores por eles recebidos é bem menor que no futebol, necessitando assim de um trabalho pós-jogador profissional. Quero dizer com isso que, todos os atletas devem pensar em sua formação profissional e também pessoal, para que as dificuldades quando estes se aposentarem das quadras sejam minimizadas por conta de suas formações acadêmicas, visto que cada vez mais existe uma globalização social e um aumento pela busca do trabalho.

domingo, 22 de maio de 2011

Futsal Cearense: Amador x Profissional

O Campeonato Cearense de Futsal tem tomado grandes proporções, a cada ano que passa seu sucesso é maior. Não vou prolongar muito sobre isso, mas venho aqui colocar alguns questionamentos, visto que a Mídia encontra-se cada vez mais alavancando nosso Futsal e aumentando o sucesso do futsal cearense por conta disso. As equipes cearense hoje, em sua maioria, buscam formar grandes equipes e estrururá-las de tal forma que as mesmas sejam capazes de chegar nas finais do certame. Algumas equipes, no ano de 2011 contrataram alguns atletas e atá assinaram a carteira dos mesmo (apenas alguns depoimentos de alguns desses atletas, fonte não oficial). Muitas das equipes possuem sede própria de treinamento e uma grande estrutura física, afim de que seja dado um suporte aos atletas, que em sua maioria treinam dois períodos diariamente. Diante de tais situações, alguns Dirigentes de entidades gestoras, afirmam que o Futsal Cearense NÃO é PROFISSIONAL. Com qual intuito há essa afirmação por conta desses dirigentes? Essa estrutura toda montada para o maior Campeonato Estadual de Futsal do país é amadora? Por favor alguém pode me definir amadorismo e profissionalismo mediante a tal situação?

Ferroviário Perde pra São Gonçalo

Em sua segunda partida pelo Cearense de Futsal 2011, a equipe do Ferroviário perdeu por 3x0 para a equipe de São Gonçalo, em partida realizada na noite deste Sábado as 20h. A equipe coral não acertou o ponto de equilíbrio de seu sistema defensivo, e em três minutos de jogo o placar já marcava 2x0 para a equipe local. Com o placar em desvantagem a equipe da capital passou a ter um maior volume de jogo e passou a criar boas opções de finalização. Apesar de boas chances a equipe não conseguiu concretizar em gols as oportunidades, perdendo ainda dois tiros livres de 10 metros. Faltando cinco segundos pra acabar a partida, a equipe de São Gonçalo teve uma boa oportunidade com uma falta sofrida próximo a área, e em uma jogada ensaiada converteu em gol a situação e deu números finais ao jogo.

sábado, 21 de maio de 2011

Equipe Sub 13 do Colégio Manuel da Silva Vence

Apósa a derrota em sua primeira partida para o Colégio Júlia Fialho, a equipe jogou hoje pela manhã pelo Colegial Cearense e se recuperou vencendo a equipe do Colégio Antônio Correa Lima pelo placar de 8x0, em um jogo cujo o nosso sistema defensivo se postou muito bem. A primeira linha conseguiu caminhar de forma compacta e realizar as abordagens nas alas, dificultando a saída de bola da equipe adversária. Marcamos o jogo todo na Linha 2 e conseguimos ajustar e compactar a Primeira Linha da Segunda Linha de Nossa Defesa. Estamos trabalhando e desenvolvendo bem o quadrante nessa faixa etária, mas não colocamos algumas ações pra não deixar a defesa tão complexa com o intuito de facilitar a assimilição dos atletas.

Treino com Bola de Iniciação

Ontem a tarde, aconteceu Treino da Equipe Sub 17 de Futsal do Colégio Manuel da Silva. Iniciamos nosso treinamento com o objetivo de Treinar o Domínio e o Passe. Como não gosto muito de utilizar o Método Parcial de Treinamento (apesar de conhecer sua importância para melhora do desenvolvimento técnico do atleta, principalmente em categorias menores), fizemos o treino pelo Método Global utilizando a Bola de Iniciação tamanho 8, pouco maior que uma bola de Tenis. Realizamos o Jogo de Dois toques podendo ser utilizado um terceiro apenas para finalizar. Espero com isso desenvolver a condição Neuromotora dos atletas e melhorar assim a capacidade técnica. Realizaremos este trabalho por alguns treinos mais, avaliaremos os resultados após os treinamentos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Manuel da Silva Perde no Sub 17

Em Jogo realizado no Colégio William Cartesius na noite desta Quinta-Feira às 19:30h, a equipe do Colégio Manuel da Silva Sub 17 perdeu para o Colégio São Raimundo pelo placar de 8x4, sendo esta a primeia derrota da equipe no Colegial Cearense. Apesar da derrota, classificamos em primeiro da chave. O mais complicado do jogo de hoje foi a Postura adotada pelos atletas antes do jogo e ao entrar em quadra. Já sabendo que ganhando ou perdendo estariam classificados em primeiro, resolveram andar em quadra. Postura e Personalidade é o que mais cobro, mas foi dificil ver isso em grande parte do jogo. Como proceder diante de tal situação? Atletas em formação com idades entre 15 e 17 anos, em plena adolescência, como definir padrões de postura diante do mundo atual? Será a derrota, neste caso, uma boa lição?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quadrante

Segundo o professor Fernando Ferretti: "Atualmente todos os sistemas de defesa, valorizam mais os conceitos de desarme e equilíbrio do que o acompanhamento do adversário, razão pela qual as dobras (alguém deixa de seguir seu adversário para ajudar um companheiro no desarme) e o quadrante (equilibrado sistema de defesa de 2 linhas ) serem preferência da maioria das principais equipes brasileiras".
Sempre utilizo o Quadrante em minhas equipes como sendo meu sistema de defesa, pois acredito que, se consigo levar o ataque pra uma zona de desconforto, facilita minhas ações de equilíbrio e desarme. O Quadrante pra mim, por definição seria: Marcação Zona e com Linha de Cobertura. Carcaterísticas que fazem e tornam o quadrante como sendo um dos principais sistemas defensivos utilizados pelas principais equipes brasileiras.

A Importância do Passe

Em sua monografia de conclusão de curso, o atual Treinador da Equipe Principal do Ferroviário de Futsal, o ex-goleiro Facó, pesquisou sobre: A Influência do Passe no Desporto Futsal de Alto Nível no Estado do Ceará.  Facó concluiu que: "os Treinadores do Estado do Ceará consideraram como o Passe sendo o principal fundamento técnico do jogo de Futsal". Certificou-se também que a maioria dos treinadores realizam trabalhos para a melhoria dessa capacidade técnica. Facó acredita que: "O Estado do Ceará passa por um processo, apesar de lento, de transição. As evoluções das equipes do nosso estado estão acontecendo cada vez mais, de forma que, em médio prazo estaremos buscando nosso devido lugar no Futsal nacional, que é de referência de atletas habilidosos".

terça-feira, 17 de maio de 2011

Manuel da Silva Vence no Sub 17

A Equipe Sub 17 do Colégio Manuel da Silva, garantiu vaga na próxima fase do Intercolegial Cearense (FECEDE) de forma antecipada em primeiro lugar do Grupo, ao vencer no dia 10 de Maio a Equipe do Colégio Janusa Correa pelo placar de 6 x 3 no Ginásio de Esportes do Colégio Manuel da Silva.

Ferroviário Estreia com Vitória

No último sábado, no Ginásio Paulo Sarasate, a equipe Coral comandada pelo Treinador Facó, venceu em sua estreia pelo Campeonato Cearense de Futsal 2011 a equipe do Nordeste Futsal pelo placar de 3x2. Os gols da equipe Coral foram marcados pelos atletas Neto (2) e Roger.