domingo, 27 de novembro de 2011

Turma da Escolinha de 4 e 5 anos do Flamengo/Náutico

Jogo de Ataque


FUTSAL ENTRE CONES

Objetivo
            Passe e visão periférica

Desenvolvimento
            Nos dois lados da quadra serão distribuídos em seus espaços cones, de igualdade numérica pra cada lado. O jogo acontece de forma normal, sendo que nem os jogadores nem a bola podem derrubar os cones, caso aconteça, sua equipe terá contra você um tiro livre de 10 metros.

Flamengo/Náutico Campeão Cearense Sub 9

Prezados Amigos,
Com muita felicidade e orgulho, informo que nossa equipe Sub 09 levou o Campeonato Cearense de Futsal 2011 de forma invicta.

Além do campeonato, ficamos com os títulos de melhor jogador (Maycon), artilheiro (Maycon), vice-artilheiro (Gabriel), goleiro menos vazado (Leonardo).

Antes de tudo, preciso agradecer aos nossos talentosos atletas e seus responsáveis pela dedicação e confiança.

Também sou grato a vocês pelo apoio e a nossa equipe multidisciplinar: Facó (Técnico), Paulinho (Assistente Técnico), Samuel (Fisiologista), Paulo (Psicólogo) e José Góis (Fisioterapeuta) que durante o ano se dedicaram na busca desse sonho.

Mostramos que quando o trabalho é focado, profissional e estabelecido nos valores humanistas o sucesso é eminente.

Esperamos que no próximo ano, tenhamos mais alegrias como essa e que possamos continuar esta parceria de sucesso.

Vladimir Nunan
Diretor









domingo, 20 de novembro de 2011

Jogo de Aquecimento


JOGO FOGE COM A BOLA

Objetivo
            Condução.

Desenvolvimento
            Cada atleta estará com uma bola, ficando todos espalhados pela quadra. O caçador ficará sem bola. Ao sinal do professor, os alunos terão que fugir conduzindo a sua bola, não deixando que o caçador a pegue. O atleta que perder a bola passará a ser o caçador, sendo que este não poderá tirar a bola daquele que antes o tinha pegue.

Texto para o Site da Lifec

O Esporte como uma formação geral na Categoria de Base



O Esporte é capaz de formar um cidadão dando-lhe Disciplina, Respeito a si próprio e ao seu próximo, Perder e levantar após uma derrota, aprender com seus próprios erros, ser capaz de tomar decisões e atitudes para seu bem e de outros, etc.

Leiam o texto completo no site abaixo:

http://www.lifec.org/?p=221

domingo, 28 de agosto de 2011

Atletas do MS

Na última Sexta, dia 26 de Agosto,  os Alunos/Atletas do Colégio Manuel da Silva Felipe Bento e Yago Diellys fizeram o teste de seleção pra Equipe de Futsal do Flamengo que disputará o Campenato Cearense Categoria sub-13. Ambos os atletas foram aprovados. Outros atletas já fazem parte da Equipe do Fortaleza EC na categoria sub 17.  Esperamos, aos poucos, poder aumentar a participação e contribuir para a vivência e troca de experiências desses alunos/atletas em outros grandes clubes. Parabéns e muito sucesso a todos!!! Mas lembrem-se: Sejam grandes Cidadãos acima de tudo!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Planejamento

Em seu blog http://www.cezarmagalhaes.com.br , Cezar Magalhães foi muito feliz em seu  texto (A Importância do Planejamento) e escreveu que: "Planejar não significa apenas buscar o registro dos detalhes para evitar esquecimentos.  Ë bem mais do que isso.  Planejar é ordenar as ações.  É estabelecer o passo-a-passo de maneira a se ter uma seqüência lógica na realização de qualquer trabalho. Apesar de, até aqui, termos apenas arranhado o conceito pleno de Planejamento, já se pode perceber a inexorável necessidade de fazê-lo por escrito e o mais completo possível." Não imagino chegar a um objetivo sem ter o mínimo de planejamento, e isso acontece também no desporto, pois considero o Desporto como uma ciência ao qual deve ser bem estudado. Talvez a chave para o sucesso comece justamente ai... criar sem conhecer e principalmente sem planejar não nos levará a alcançar nenhum objetivo. O planejamento nos levará a evitar a monotonia da rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem. Com o planejamento diminuímos o percentual de erros e de improvisos, elevando assim, o nível de percepção e assimilação de informações aos atletas. Agora é hora de Planejar!

sábado, 2 de julho de 2011

Equipe do Ferroviário de Futsal Deixa o Campeonato

Uma crueldade
Escrevo este comentário antes de saber o resultado das demarches que viriam manter ou retirar o Ferroviário do Estadual 2011 de Futsal. A FCFS não convidou nenhum time para discutir o seu campeonato. Abre inscrições e no Arbitral diz quais são as regras. O craque nunca se oferece. Geralmente é convidado. Logo, se um time entra num certame sabe das responsabilidades. E se leva para o elenco o atleta e promete algo, sabe o que está fazendo. 

Crueldade II
Abandonar a competição, além da punição, é um ato de covardia e crueldade contra os atletas que, confiando nos dirigentes, assinaram fichas. E com o campeonato em andamento ficam impedidos de atuarem em outros times, porque já jogaram pelo Ferroviário. Isto é justo? É direito? 

Coluna do Sílvio Carlos

Publicado em 28 de junho de 2011

Futsal Ms Sub 17

Após uma semana de treinamento diário da equipe sub 17 de Futsal do Colégio Manuel da Silva, realizamos um jogo treino nesta sexta feira e venceu. Nosso sistema defensivo não conseguiu ajustar as linhas de marcação e a primeira linha não se postou agressiva o quanto deveria ser. Passamos duas semanas sem treinar marcação, então considero normal os erros do sistema defensivo. Falando de ataque, estamos colocando uma nova situação e isso foi o que mais procuramos cobrar nesse amistoso. Em muitas situações dentro do jogo, os atletas mostraram-se lúcidos e disciplinados para a realização do ataque e muitas vezes criamos situações de 1xGoleiro e até situações de 1xNenhum. Como era de se esperar oscilamos muito no ataque, e não mantemos um equilíbrio para sustentação do ataque, mas tudo é um processo. Falta-nos trabalhar um pouco mais de Tomada de Decisão, para que possamos ter atitudes coerentes quando a marcação criar situações que nos obriga a sair do óbvio.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jogo Sub 20 Adiado

Em virtude da reforma na Quadra do Ginásio da Faculdade Católica não ter sido terminada no tempo previsto, o jogo do Sub 20 do Ferroviário marcado pra logo mais a noite foi adiado. A possível data pra realização do jogo é dia 23/06 no Ginásio do Quartel do Corpo de Bombeiros em horário à definir.

domingo, 19 de junho de 2011

Ferroviário x BNB (Sub 20)

A equipe sub 20 do Ferroviário fará sua segunda partida pela 2ª fase do Campeonato Metropolitano 2011 na noite desta segunda-feira (20/06) às 19:30H no Ginásio da Faculdade Católica contra a Equipe do BNB que estréia nesta fase.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ceará Colegial

A Federação Cearense de Cultura e Desporto Escolar realizou seu primeiro Campeonato Intercolegial. A Competição vislumbrava a participação de escolas públicas e particulares, meta alcançada ao meu ver. Em sua filosofia o Presidente Karluso Lima busca promover uma integração das crianças e adolescentes participantes pelo meio cultural, artístico e esportivo. A busca pela formação do caráter do cidadão e de uma vivência social faz desta competição, ser uma das maiores e melhores opções para participação dos Colégios. Gostaria aqui parabenizar a todos que participaram desta primeira fase, aos campeões do primeiro turno e torcer para que esta, se torne a melhor competição Colegial de nosso estado. 
Acessem: www.esportecolegial.com.br

Ferroviário Sub 20 Vence em sua estréia

A Equipe Sub 20 do Ferroviário de Futsal venceu em sua estréia na segunda fase do Campeonato Metropolitano de Futsal 2011 a equipe de Acarape pelo placar de 3x1 na tarde deste domingo, em jogo realizado no Ginásio do Quartel dos Bombeiros. A equipe iniciou marcando na linha dois com transição pra linha um, desta forma manteve a equipe adversária distante de sua meta, visto que as linhas de marcação estavam compactas. Em virtude do jogo no dia anterior pelo Campeonato Cearense Adulto 2011, muitos atletas sentiram o cansaço e tivemos que optar pela linha três de marcação. Começamos a cometer erros em nosso ataque e tomar algumas boladas, mas conseguimos manter a vantagem. Agora é continuar trabalhando. 

domingo, 12 de junho de 2011

Para atingir a excelência é preciso superação, diz Jorge Olímpio Bento


É preciso superar a si mesmo e também o concorrente, caso contrário não há uma vitória. “É do nosso adversário que tiramos força para superá-lo”, disse o professor Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto (Portugal). A afirmação foi feita durante a palestra “Desporto – Um caminho para a Excelência”, proferida na sala da Congregação da Faculdade de Educação Física (FEF), completamente lotada de alunos e docentes na manhã desta terça-feira (26). Segundo Bento, isso vale não apenas para o esporte, mas para todas as áreas do conhecimento. “Ganhar ou perder não dispensa a busca pelo melhor”, garantiu. No entanto, o professor alerta que para atingir esses objetivos é preciso concentração e disciplina. “Não estamos aqui para nos divertir”, disse. De acordo com Bento, temos uma escola cheia de facilidades, que acaba formando mais perdedores que ganhadores. Para ele, atingir a excelência significa ir além do que se supõe, atingindo uma performance extraordinária. Utilizando-se de uma metáfora para referir-se à superação, Bento disse que “podemos até dourar a pílula, mas ela tem que ser tomada”. Questionado sobre como extrair o máximo de cada atleta dentro de um esporte coletivo, Bento foi enfático ao dizer que não se pode esperar quer todos tenham o mesmo rendimento. “É preciso respeitar o limite de cada um, no entanto é necessário estimular para que cada um supere seus próprios limites”, ressaltou.
Por: Jeverson Barbieri /Fotos: Antoninho Perri /Edição das imagens:  Everaldo Silva
Fonte: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

sábado, 11 de junho de 2011

Ataque (4x0)

Quando iniciou-se o uso desse sistema de ataque no Ceará, principalmente em Fortaleza, aconteceram alguns comentários sobre o mesmo, principalmente do tipo: "-O time é muito mecânico!". Alguns atletas também demonstraram rejeições acerca do Sistema. Diante de tais fatos, o sistema quatro em linha foi muito criticado e o colocaram como um sistema que robotizava as equipes. Com o passar do tempo, muitas equipes passaram a usar o sistema 4x0 e hoje tornou-se algo bem visto por estas. Alguns atletas ainda o rejeitam, e minha visão para isto é que esse sistema muitas vezes o tira de sua zona de conforto (função habitual) e o leva a executar ações as quais estes não estavam habitados a executar, mesmo sendo o futsal um desporto de grandes movimentações e de trocas de funções constantes. Diante disto, o que deve o treinador realizar pra os atletas atenuarem que as movimentações de 4x0 levam uma gama de movimentações e variações para se chegar ao gol? A robotização das movimentações se deve a que aspecto? Creio que deva ser passado aos atletas a finalidade deste sistema, de forma que os mesmos ajam de forma natural com o mesmo, e consigam adaptar as ações do 4x0 mesmo sem bolas com gatilhos. O Ceará passa por um processo de transição, e isto deve muito a estas realizações.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ferroviário Sub 20

A Equipe Sub 20 de Futsal do Ferroviário estréia neste domingo, dia 12 de junho de 2011às 15:30h no Quartel dos Bombeiros pela segunda fase do Campeonato Metropolitano Sub 20. A estréia será contra a equipe de Acarape. A equipe vem trabalhando forte, principalmente o sistema defensivo. Esta atenção maior a Defesa, dar-se-á principalmente pela composição de novos jogadores a equipe.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

As Linhas da Marcação Quadrante

Escutei de um treinador a seguinte colocação: "-Existem muitos modelos de Quadrante, vários treinadores o adaptam a sua realidade." Diante destas palavras e partindo do princípio que o Quadrante (mesmo com suas variações, caracteriza-se por marcação zona com linhas de cobertura), falaremos  um pouco mais dessas linhas. Desta forma, definimos que a segunda linha desta Marcação é uma linha de cobertura, diante disso, em que momento ela encaixa-se como linha de cobertura compacta e equilibrada diante à primeira linha? Esta segunda linha deve estar espaçada ou compactada com a primeira linha? O que e em que momento criar uma ação para ajustar as linhas de marcação uma da outra? Podemos considerar o ajuste da segunda linha como sendo a ação de maior dificuldade do quadrante? Ou será o ajuste da primeira linha a maior dificuldade? Falando em primeira linha, qual a principal ação desta? Deve a primeira linha ser agressiva ou responder a uma ação? Que artifício criar pra que a primeira linha seja uma facilitadora para uma ação da segunda linha? Será o quadrante, uma ação de resposta ao ataque ou uma ação pra obter uma resposta?

domingo, 29 de maio de 2011

Retirada do Desporto como Punição

Muitas vezes alguns alunos param de treinar e logo dizem: -"Não estou Treinando porque minha mãe não deixa, pois tirei nota baixa." Muitos pais punem seus filhos tirando os mesmos do que gostam, principalmente o esporte. O que me deixa preocupado é o fato de Professores e Coordenadores falarem com os Pais para os mesmos tomarem tal atitude. Não entendo como esses "Educadores" são capazes de tomar tal atitude. Para eles o que importa é apenas se as notas estão boas ou não? E o caráter do ser? No desporto o aluno aprende que tem Regras que devem ser respeitadas. Será que esses "Educadores"  e Pais não notam o quão importante é para os filhos o Desporto? Um Cidadão não se faz apenas com notas e sim com Caráter. Não quero aqui dizer e definir que Estudar não seja importante, pois em um tópico anterior falei da Importância do estudo para o atleta, mas quero sim, em minha opinião, discordar de tal Punição. Creio que o desporto e o estudo devem caminhar juntos, mas defendo que o Esporte tende a ensinar muitos Valores que alguns professores não consideram Importantes. O Esporte é capaz de formar um cidadão dando-lhe Disciplina, Respeito a si próprio e ao seu próximo, Perder e levantar após uma derrota, aprender com seus próprios erros, ser capaz de tomar decisões e atitudes para seu bem e de outros, etc. Diante de tais colocações, não será o Esporte uma grande Ferramenta na formação do Caráter de crianças e adolescentes? Será que os valores, definidos para tal punição, são realmente condizentes para o crescimento pessoal desses seres?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Método Parcial x Método Global

Até bem pouco tempo atrás utilizava muito o Método Parcial em meus treinamentos, método este utilizado principalmente em categorias de base para aprimorar os fundamentos técnicos. Até aí não vejo problema algum, mas creio que alguns Treinadores deveriam mesclar e adotar também o Metodo Global. O que me chama atenção é que, mesmo em treinamento de Alto Rendimento (adulto), alguns treinadores ainda são adeptos e aplicam somente o Método Parcial em seus Treinamentos. Por complexidade, o que será desenvolvido nestes atletas? Será que no Método Parcial conseguirei formar e ter um atleta capaz de pensar? O Método Global me oferece todas essas possibilidades (claro que pra melhoria técnica pode levar algum tempo mais). Quando falo de Método Global de Treinamento, não quero falar de COLETIVO, e sim de jogos que sejam capazes de criar obstáculos existentes no jogo propriamente dito, e que façam meus Atletas adotarem uma postura de Tomar Decisões em determinados momentos, condizentes com cada Estímulo. Diante dessas premícias, será que devo desenvolver um Atleta Tecnicamente perfeito ou Desenvolver um Atleta capaz de fazer uma Leitura do Jogo e ter Decisões para solucionar os problemas?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jovens Atletas: Jogador x Estudante

Hoje em dia nos deparamos cada vez mais com esta frase, que é dita por muitos jovens: "-Quero ser jogador, não preciso estudar!" O que mais me chama a atenção nesta colocação é que, muitos professores, familiares e até alguns pais são apoiadores desta afirmação; "-Pra ser jogador não precisa Estudar". Considero que a afirmação e colocação por ambas as partes estejam erradas, visto que mesmo no Futebol acontece uma evolução tática em seu deselvolvimento, necessitando assim de um aporte cognitivo do atleta para que aconteça uma assimilação destes padrões táticos. Se dentro do Futebol, hoje em dia cada vez mais necessita-se de jogadores pensantes, quem diria no Futsal. Com o avanço global dos padrões e sistemas de jogos, o Futebol de Salão necessita de jogadores que tenham e sejam capazes de tomarem decisões dentro das partidas, cada vez mais, precisando assim de uma cognição elevada de seus atletas. Outro fator determinante para que os Atletas Jovens, e não somente estes, mas todos os atletas tenham uma formação escolar e universitária, é que os valores por eles recebidos é bem menor que no futebol, necessitando assim de um trabalho pós-jogador profissional. Quero dizer com isso que, todos os atletas devem pensar em sua formação profissional e também pessoal, para que as dificuldades quando estes se aposentarem das quadras sejam minimizadas por conta de suas formações acadêmicas, visto que cada vez mais existe uma globalização social e um aumento pela busca do trabalho.

domingo, 22 de maio de 2011

Futsal Cearense: Amador x Profissional

O Campeonato Cearense de Futsal tem tomado grandes proporções, a cada ano que passa seu sucesso é maior. Não vou prolongar muito sobre isso, mas venho aqui colocar alguns questionamentos, visto que a Mídia encontra-se cada vez mais alavancando nosso Futsal e aumentando o sucesso do futsal cearense por conta disso. As equipes cearense hoje, em sua maioria, buscam formar grandes equipes e estrururá-las de tal forma que as mesmas sejam capazes de chegar nas finais do certame. Algumas equipes, no ano de 2011 contrataram alguns atletas e atá assinaram a carteira dos mesmo (apenas alguns depoimentos de alguns desses atletas, fonte não oficial). Muitas das equipes possuem sede própria de treinamento e uma grande estrutura física, afim de que seja dado um suporte aos atletas, que em sua maioria treinam dois períodos diariamente. Diante de tais situações, alguns Dirigentes de entidades gestoras, afirmam que o Futsal Cearense NÃO é PROFISSIONAL. Com qual intuito há essa afirmação por conta desses dirigentes? Essa estrutura toda montada para o maior Campeonato Estadual de Futsal do país é amadora? Por favor alguém pode me definir amadorismo e profissionalismo mediante a tal situação?

Ferroviário Perde pra São Gonçalo

Em sua segunda partida pelo Cearense de Futsal 2011, a equipe do Ferroviário perdeu por 3x0 para a equipe de São Gonçalo, em partida realizada na noite deste Sábado as 20h. A equipe coral não acertou o ponto de equilíbrio de seu sistema defensivo, e em três minutos de jogo o placar já marcava 2x0 para a equipe local. Com o placar em desvantagem a equipe da capital passou a ter um maior volume de jogo e passou a criar boas opções de finalização. Apesar de boas chances a equipe não conseguiu concretizar em gols as oportunidades, perdendo ainda dois tiros livres de 10 metros. Faltando cinco segundos pra acabar a partida, a equipe de São Gonçalo teve uma boa oportunidade com uma falta sofrida próximo a área, e em uma jogada ensaiada converteu em gol a situação e deu números finais ao jogo.

sábado, 21 de maio de 2011

Equipe Sub 13 do Colégio Manuel da Silva Vence

Apósa a derrota em sua primeira partida para o Colégio Júlia Fialho, a equipe jogou hoje pela manhã pelo Colegial Cearense e se recuperou vencendo a equipe do Colégio Antônio Correa Lima pelo placar de 8x0, em um jogo cujo o nosso sistema defensivo se postou muito bem. A primeira linha conseguiu caminhar de forma compacta e realizar as abordagens nas alas, dificultando a saída de bola da equipe adversária. Marcamos o jogo todo na Linha 2 e conseguimos ajustar e compactar a Primeira Linha da Segunda Linha de Nossa Defesa. Estamos trabalhando e desenvolvendo bem o quadrante nessa faixa etária, mas não colocamos algumas ações pra não deixar a defesa tão complexa com o intuito de facilitar a assimilição dos atletas.

Treino com Bola de Iniciação

Ontem a tarde, aconteceu Treino da Equipe Sub 17 de Futsal do Colégio Manuel da Silva. Iniciamos nosso treinamento com o objetivo de Treinar o Domínio e o Passe. Como não gosto muito de utilizar o Método Parcial de Treinamento (apesar de conhecer sua importância para melhora do desenvolvimento técnico do atleta, principalmente em categorias menores), fizemos o treino pelo Método Global utilizando a Bola de Iniciação tamanho 8, pouco maior que uma bola de Tenis. Realizamos o Jogo de Dois toques podendo ser utilizado um terceiro apenas para finalizar. Espero com isso desenvolver a condição Neuromotora dos atletas e melhorar assim a capacidade técnica. Realizaremos este trabalho por alguns treinos mais, avaliaremos os resultados após os treinamentos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Manuel da Silva Perde no Sub 17

Em Jogo realizado no Colégio William Cartesius na noite desta Quinta-Feira às 19:30h, a equipe do Colégio Manuel da Silva Sub 17 perdeu para o Colégio São Raimundo pelo placar de 8x4, sendo esta a primeia derrota da equipe no Colegial Cearense. Apesar da derrota, classificamos em primeiro da chave. O mais complicado do jogo de hoje foi a Postura adotada pelos atletas antes do jogo e ao entrar em quadra. Já sabendo que ganhando ou perdendo estariam classificados em primeiro, resolveram andar em quadra. Postura e Personalidade é o que mais cobro, mas foi dificil ver isso em grande parte do jogo. Como proceder diante de tal situação? Atletas em formação com idades entre 15 e 17 anos, em plena adolescência, como definir padrões de postura diante do mundo atual? Será a derrota, neste caso, uma boa lição?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quadrante

Segundo o professor Fernando Ferretti: "Atualmente todos os sistemas de defesa, valorizam mais os conceitos de desarme e equilíbrio do que o acompanhamento do adversário, razão pela qual as dobras (alguém deixa de seguir seu adversário para ajudar um companheiro no desarme) e o quadrante (equilibrado sistema de defesa de 2 linhas ) serem preferência da maioria das principais equipes brasileiras".
Sempre utilizo o Quadrante em minhas equipes como sendo meu sistema de defesa, pois acredito que, se consigo levar o ataque pra uma zona de desconforto, facilita minhas ações de equilíbrio e desarme. O Quadrante pra mim, por definição seria: Marcação Zona e com Linha de Cobertura. Carcaterísticas que fazem e tornam o quadrante como sendo um dos principais sistemas defensivos utilizados pelas principais equipes brasileiras.

A Importância do Passe

Em sua monografia de conclusão de curso, o atual Treinador da Equipe Principal do Ferroviário de Futsal, o ex-goleiro Facó, pesquisou sobre: A Influência do Passe no Desporto Futsal de Alto Nível no Estado do Ceará.  Facó concluiu que: "os Treinadores do Estado do Ceará consideraram como o Passe sendo o principal fundamento técnico do jogo de Futsal". Certificou-se também que a maioria dos treinadores realizam trabalhos para a melhoria dessa capacidade técnica. Facó acredita que: "O Estado do Ceará passa por um processo, apesar de lento, de transição. As evoluções das equipes do nosso estado estão acontecendo cada vez mais, de forma que, em médio prazo estaremos buscando nosso devido lugar no Futsal nacional, que é de referência de atletas habilidosos".

terça-feira, 17 de maio de 2011

Manuel da Silva Vence no Sub 17

A Equipe Sub 17 do Colégio Manuel da Silva, garantiu vaga na próxima fase do Intercolegial Cearense (FECEDE) de forma antecipada em primeiro lugar do Grupo, ao vencer no dia 10 de Maio a Equipe do Colégio Janusa Correa pelo placar de 6 x 3 no Ginásio de Esportes do Colégio Manuel da Silva.

Ferroviário Estreia com Vitória

No último sábado, no Ginásio Paulo Sarasate, a equipe Coral comandada pelo Treinador Facó, venceu em sua estreia pelo Campeonato Cearense de Futsal 2011 a equipe do Nordeste Futsal pelo placar de 3x2. Os gols da equipe Coral foram marcados pelos atletas Neto (2) e Roger.